Novidades

Estamos a disposição para compartilhar com você informações técnicas de cultivo, manejo e de como manter suas plantas bonitas e saudáveis. Acompanhe aqui todas as nossas novidades.

A importância dos projetos de reflorestamento

Por: Botânica Viveiro
A importância dos projetos de reflorestamento | Botânica Viveiro

A desertificação e degradação do meio ambiente vem causando efeitos danosos a humanidade no mundo todo. Por isso ver-se a ocorrência de fenômenos que são a resposta negativa do planeta agredido, sobre todas as formas.

Falando do Rio Grande do Norte, nos anos de 30 à 50 os rios que descem água pra todo litoral agreste, eram perenes num raio de 80 a 100 KM do litoral ao baixo agreste; inclusive afluentes e lagoas, eramos privilegiados pela grande fartura e diversidade de recursos naturais, como o peixe, camarão, caça, mel e uma grande variedade de frutos silvestres e os mais lindos pássaros e aves, que povoavam esta região. Hoje nos resta apenas saudade.

Interesses econômicos se sobrepuseram na região acabando irracionalmente com tudo. Primeiro veio a monocultura de cana-de-açúcar, segundo o algodão e terceiro a pecuária. Os dois últimos, hoje tem pouco significado econômico mas poderiam ter preservado grande parte deste imenso patrimônio abençoado por deus, o criador de todas as belezas do mundo, para somente servir ao homem.

Mas é tempo para revertermos este processo, através de racionalização de projetos de reflorestamento. Temos que implantar e o reflorestamento frutífero é lucrativo, tem também o reflorestamento de madeira de lei, também viável economicamente.

O imediatismo e ambição em lucros rápidos e fáceis torna o ser humano sem horizontes, e sem perspectiva de vidas futuras. O ser humano é o principal agente poluidor, isto quando ele não percebe o mal que causa a si próprio, e principalmente as gerações futuras.

José da Silva – Ambientalista

Promoções

Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções

conecte