Novidades

Estamos a disposição para compartilhar com você informações técnicas de cultivo, manejo e de como manter suas plantas bonitas e saudáveis. Acompanhe aqui todas as nossas novidades.

A relação da luz solar com o paisagismo

Por: Botânica Viveiro
A relação da luz solar com o paisagismo | Botânica Viveiro

Apesar da luz solar não ser sempre facilmente controlada pelo paisagista, é um elemento importante nos projetos de paisagismo. A quantidade de luz disponível é um fator primordial na determinação do crescimento das plantas.

A luz solar, portanto, terá uma influência substancial sobre o caráter do jardim. Por exemplo, um jardim de rosas em geral não será bem sucedido se estiver totalmente sob a sombra. Como outro exemplo, um jardim de vegetais vai precisar ser posicionado em um local ensolarado, e se esse local não é ideal para os objetivos do projeto, o paisagista poderá precisar mudar outros aspectos.

Em alguns casos, a quantidade de luz solar disponível pode ser influenciada pelo paisagista. A localização das árvores, outras plantas de sombra, estruturas do jardim, ou até mesmo edificações, poderão ser selecionados ou alterados com base em sua influência no aumento ou redução da quantidade de luz solar fornecida para diversas áreas da propriedade.

Em outros casos, a quantidade de luz solar não está sob controle do paisagista. Edifícios nas proximidades, plantas em outras propriedades, ou simplesmente o clima da área local, podem limitar a luz solar disponível.

Alterações substanciais nas condições de luz também podem estar fora do controle do paisagista. Neste caso, é importante planejar um jardim que seja compatível com as condições de luz existentes.

 

 

Promoções

Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções

conecte